A Equatorial Goiás e a Lume Produções Artísticas iniciam nesta quinta-feira (15) o projeto Educanto II, que leva musicalização com a cantora Maria Eugênia para crianças e adolescentes de escolas em 35 cidades goianas. A primeira turnê começa nesta quinta-feira (15) em Taquaral e segue para Nova Veneza (16) e Caturaí (23). A segunda turnê começa no dia 26 em Inhumas e segue para Santo Antônio de Goiás (27), Goianira (28) e Brazabrantes (29).
O projeto inclui o envio de material didático para as escolas com canções cuidadosamente selecionadas pela curadoria, no intuito de despertar nos participantes o interesse pela música e pelas letras. A coroação do trabalho se dá com um grande show da cantora Maria Eugênia, no qual ela interage com os alunos utilizando o mesmo repertório. O Educanto II é patrocinado pela Equatorial por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, e tem apoio das prefeituras das cidades beneficiadas.
A iniciativa dá continuidade ao projeto Educanto realizado em 2022, que contemplou 21 cidades no interior de Goiás. “Como o próprio nome sugere, trata-se de um espetáculo musical associado a um material didático contendo gravações das canções que serão apresentadas, letras das músicas e contextualização de todo o conteúdo, para que os alunos possam se situar como participantes do processo e se sintam completamente integrados com o universo das canções goianas”, comenta a cantora Maria Eugênia.
São sempre duas apresentações por cidade, às 9h e às 14h. Além das sete cidades das turnês 1 e 2, estão previstos show nas cidades de Acreúna, Anicuns, Aragoiânia, Bela Vista, Catalão, Goianésia, Goiás, Guapó, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Itaberaí, Itaguaru, Itauçu, Nerópolis, Palmeiras, Paraúna, Pilar de Goiás, Pires do Rio, Rio Verde, Rubiataba, Sancrerlândia, Santa Cruz, São Luís de Montes Belos, Senador Canedo, Silvânia, Trindade e Urutaí.
Patrocínio
O Educanto II está entre os 20 projetos contemplados pelo programa do Grupo Equatorial intitulado E+ Cultura, que soma uma intenção de patrocínio de mais de R$ 6 milhões via Programa Estadual de Incentivo à Cultura - Goyazes.
A Equatorial Goiás chegou ao Estado disposta a promover e valorizar a cultura goiana e alguns projetos já foram realizados nesse pouco tempo de atuação do Grupo em Goiás, como a 23ª edição do Auto da Paixão de Cristo, em Goiânia; o Circuito Gastrô, que trouxe show de Alceu Valença também na capital e inclui outras atrações em diferentes municípios durante o ano; Todas as Coras; Circuito Cultural o Som e o Riso, em Minaçu; Festival Italiano de Nova Veneza; Música no Câmpus 2023; e agora o Educanto II.
Ainda estão previstos os projetos Arraiá Pé de Serra de Jandaia; #Entocados; O Resgate do Circo; Mercado SAPI; Circo na Estrada de Ferro; filme Mátria Amada Kalunga; Viola Cabocla - a história da viola cantada e contada; Viola EnCantos de Goiás; Josephinas - Comidas de Tradição - 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa; filme Terra Encantada; Brincando com Poteiro; Festa de Trindade 2023 e Festival Gastronômico e Cultural Junino do Milho.
“O Grupo Equatorial Energia trabalha fortemente no apoio a projetos culturais nos estados onde atua e em Goiás não poderia ser diferente. Estamos concentrando esforços para direcionar este recurso importante para a valorização da cultura no Estado, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.
Usuários Online: 1